domingo, 16 de outubro de 2011

Professor, o artista completo

Chico Anysio, um dos gênios da televisão brasileira como o professor Raimundo, uma digna e bem humorada homenagem. 

Talvez o único profissional que consiga sentir o que é ser um educador é o artista. Ao receber os aplausos por um trabalho reconhecido, naquele momento, o artista não está pensando em quanto ele vai receber no fim da empreitada; não está pensando se alguém o acha feio, bonito, gordo, magro, pobre ou rico; não existe diferença entre quem está aplaudindo calorosamente ou quem está apenas figurando; só existe a energia que se sente vinda dos “claps” e aquele som extraordinário emitido pelo palmar de mãos. São segundos de batimento acelerado e de ausência total de pensamento; a paz.
Estar diante de uma sala de aula, ver todas aquelas pessoas esperando por você, o prazer em explicar a matéria e ao mesmo tempo olhar nos olhos de cada um e sentir a suas palavras sendo conduzidas ao cérebro, coração e alma, responder a cada pergunta com segurança, fazer a audiência rir e chorar com experiências ou piadinhas para descontrair; e ouvir aquele sonzinho “ahhhhhhhh, entendi.” Nesse momento nada mais importa, só a paz.
Uma banda, um ator, um pintor, um cineasta, um arquiteto, demoram anos para revolucionar o mundo com uma nova obra; o professor muda o mundo de todos, todos os dias.


  


2 comentários:

  1. e sentir essa paz é o que difere o verdadeiro professor de quem apenas é um repetidor daquilo que ouviu...
    sem qualquer alusão ao chamado "dia do professor", mas a todos que o são todos os dias:
    Parabéns!!!!!
    (a nós)

    ResponderExcluir
  2. Não posso falar muito disso pois ainda sou um aluno.Mais da pra ver nos olhos de um bom professor o brilho de quem gosta de ensinar e sente prazer em ajudar seus alunos!!

    ResponderExcluir