quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A cultura é a cura indica: O Mundo de Sofia


Capa da 70ª reimpressão
do best seller de Jostein Gaarder
 Viver é uma aventura explorada há séculos pela raça humana. Desde os primórdios o homem busca explicação para as questões misteriosas da vida.
Se você algum dia já se perguntou sobre origem do mundo ou o sentido da vida, você com certeza desembocou em filosofia ou religião.
O Mundo de Sofia é um livro de introdução a Filosofia básica. Durante boa parte da minha infãncia, foi meu livro de cabeceira e minha vida literária divide-se em antes e depois deste. Sofia é uma jovem leiga no assunto (e é assim que o autor imagina o leitor) que começa a receber cartas misteriosas que a induzem a indagar o mundo a seu redor. Toda descoberta da protagonista é uma descoberta para o leitor também, o que o mantém preso a história até o fim. Destaque para a escrita simples, porém eficaz (comum nas obras traduzidas) e os exemplos práticos usados para explicar as questões mais abstratas da Filosofia, resultando em uma agrável leitura, instigante e cheio de descobertas.
Para iniciantes, o "Mundo de Sofia" é uma leitura obrigatória. Para os mais experimentados, faz-se sempre uma oportunidade de lembrarmo-nos que a Filosofia começa com a "capacidade de nos deslumbrar com as coisas mais simples" .
Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Esse filme também foi apresentado como uma minissérie na Austrália. Também foi adaptado para jogo de PC pela Learn Technologies em 1998. Em 2008 essa versão cinematográfica do livro foi lançado no Brasil oficialmente em DVD.


Fichamento:

Autor: Jostein Gaarder
País: Noruega
Idioma: Norueguês
Gênero: Romance, Filosofia
Editora: Aschehoug Forlag
Lançamento: 1991
Páginas: 541

Edição brasileira
Tradução: José Azenha Junior
Editora: Cia. das letras
Lançamento: 1995
Páginas: 560

Nenhum comentário:

Postar um comentário