quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A cultura vs Mau-mau

Esse é o cara


Lembrando do sempre sem graça futebol dos artistas, que quase sempre reunia atores medíocres matando um cachê jogando bola pelo Brasil a custa dos gritos das fanáticas tietes, tive o desprazer de constatar que o mundo realmente está acabando. O tal futebol dos artistas já era uma coisa tenebrosa, afinal, se os caras são atores, qual a relevância em vê-los batendo uma pelada? O quê isso acrescenta de fato na vida de uma pessoa? Mas tudo pode piorar. No feriado do dia 12 de outubro recebemos a visita (aqui em Campos) do ex-bbb mau-mau, e fiquei surpreso ao ver o frenesi que este rapaz conseguiu provocar em toda cidade (já é a 2ª vez que ele nos visita, na primeira um colégio local, quase precisou suspender as aulas por conta dos gritos das alunas).
Diante do meu total desconhecimento a respeito deste “artista” eu perguntei: Quem é esse cara? O fanatismo por um ator, cantor ou atleta até que é compreensível, mesmo quando este vale-se mais por sua aparência do que por seu talento, porém, estamos falando de um cara que está ganhando uma grana só por ser bonito!? Imagine se as mulheres começassem a pedir autógrafos e fotos a todos os caras bonitos que encontrassem pela rua. E o pior, ou eu estou ficando muito velho e rabugento ou cara nem é tão bonito assim. Enfim, despeitos a parte é surpreendentemente triste ver como os pais não estão fazendo seus papeis, como está faltando educação, informação e culto a coisas realmente importantes dentro das casas das famílias brasileiras. Não há nada de errado em achar alguém ou algum artista bonito, contudo devemos (sobretudo os pais) refletir seriamente sobre o futuro do país (as crianças). Ler um livro, assistir um filme, fazer uma pesquisa na internet, conversar, tomar um sorvete, praticar um esporte, aprender a tocar um instrumento, trabalhar, qualquer outra coisa é mais importante e interessante do que ir a um shopping Center abraçar um jovem tão cabeça oca quanto a todos aqueles que estavam presentes.
Há algumas semanas atrás eu ouvi uma de minhas alunas dizendo que o sonho dela era fazer 18 anos e ir para o Big Brother. Lamentável.  

4 comentários:

  1. Mau mau é o nome do cachorro do meu filho. Um vira latas barulhento e maluco que corre e late atrás do próprio rabo (que foi cortado antes de ele chagar na minha casa). É tudo o que tenho a dizer sobre esse rapaz. Ah sim tenho outra coisa triste para acrescentar: Mau mau é campista e tem uma "banda de rock"...

    ResponderExcluir
  2. hoje, com quase 30 anos pude conviver de perto algumas gerações de adolescentes que viveram sem referências (por vezes ate mesmo familiares) e que culminaram no que se conhece hoje como bbbs, neymar, bandas coloridas...). Mas a pergunta incomoda seria: por que não existem mais ídolos de coração? Onde estão os novos Ayrtons Sennas? os novos Mauricios de Souzas??? Bandas Nacionais de 80??? será que todos nós (os com mais de 20 anos) nos iludíamos perante a imagem de ser “sobrenatural" que parecíamos ver? Será que estamos nos obrigando a nos habituar com mitos e/ou lendas "criadas" para durar um pouco mais que 10 segundos na nossa mente? Talvez, em resumo... existam 3 grandes culpados: 1- a total e absoluta falta de interesse de crianças e adolescentes em abraçar um ideal útil (contrario de fútil) coletivo (por mais tolo que seja) 2- a mídia de massa, que faz com que todos sejam "virtualmente" iguais (polidos) 3- a falta de cultura, de si mesmo, dos outros e do passado.

    ResponderExcluir
  3. consequências do capitalismo selvagem...
    na verdade, essa iniciativa do shopping foi pra tentar barrar o sucesso do shopping Boulevard em trazer a nossa cidade pessoas famosas, atores, cantores...
    antigamente a concorrência fazia melhorar: um produto ficava com melhor qualidade, melhor preço...hoje, a concorrência faz chegar onde estamos!!!
    o mais triste é ver que os próprios pais levam seus filhos pra participar de eventos patéticos como esse...será que eles acham que milagrosamente um dia seus filhos vão acordar quererendo ler um livro de Fernando Pessoa ou estudar em Harvard???
    depois, ao ver o fracasso dos filhos, a pergunta que mais se escuta é: "onde foi que eu errei???"

    ResponderExcluir
  4. ahhh...é um ex-bbb???? Afff...esquece...ñ precisa falar mais nada!!!

    ResponderExcluir