quinta-feira, 3 de maio de 2012

Os Vingadores: Vibrar como uma garotinha...tá liberado.


Primeiramente é bom começar colocando os pingos. Considero Batman o cavaleiro das trevas como um dos melhores “filmes de ação” desde Duro de Matar (recentemente tivemos o Missão Impossível 4) portanto ele não entra na minha categoria “filme de Heróis”. Esclarecimentos feitos. Posso dizer que Os Vingadores tem alguns problemas, mas mesmo assim, ele ainda é o melhor filme de Heróis desde Superman 1 e 2 (menção honrosa ao Homen Aranha 1)
A grande preocupação do publico era em ver como tantos heróis ficariam condensados de maneira uniforme dentro do mesmo universo cinematográfico. A resposta do Joss Whedon (diretor do fime) foi sacrificar o roteiro, estória? Para quê? Nós temos os campeões da terra, basta colocá-los o tempo todo na tela, esmurrando-se e fazendo piadas e está muito bom. E...não é que ficou bom mesmo.
Os personagens dão um show de carisma e seus interpretantes esbanjam confiança e segurança ao dizer suas falas. Notem Downey Jr. totalmente à vontade como Tony Stark, não é cansativo vê-lo desferir mais uma piada a cada fala. Mark Ruffalo faz o Bruce Banner que sempre quisemos ao longo desses anos, percebam como ele tenta ser comedido com cada palavra, sendo quase tímido, tudo é claro, para não deixar escapar seu verdadeiro eu, como notamos na cena em que ele é abordado pela primeira vez pela Viúva Negra. Por falar na Viúva... bem interpretada por Scarlett Johansson, protagoniza os melhores diálogos (sem piada) do filme, ambas envolvendo interrogatório. Loki é o vilão mais feliz dos filmes de Heróis. O ator Tom Hiddleston pôde mostrar seu belo sorriso durante todas as cenas em que aparece e fazer piada a lá Coringa em seu momento mais difícil no filme. Em contrapartida seu irmão Asgardiano vivido por Chris Hemsworth é o Herói mais forte menos influente do cinema, não segurando um plano sozinho sem que começássemos a achá-lo antipático. E o Capitão América, dispensa comentários: Chris Evans é o Capitão América (e não o Tocha Humana). Completando o grupo temos o sempre competente (quando o assunto é papeis secundários) Jeremy Renner como o Gavião Arqueiro. Ah sim, fora o fato de terem reinventado Nick Fury só para ser vivido por Samuel L.Jackson. Mas, ficou bom também.
E essa foi à ideia do Joss. Dirigir bem os atores e ensinar a Michael Bay como se dirige uma boa cena de ação. Ainda bem que isso sustenta bastante o filme, porque aquela “lutinha” sem propósito entre Thor, Homen de Ferro e Capitão América, não contribui em nada para o filme (apesar de visualmente muito boa).
Mas uma coisa, temos que considerar. O cara (Joss) tentou agradar a todo mundo e conseguiu. Mesmo na cena da “lutinha” meu lado crítico cinéfilo queria sair do cinema, porém, meu lado criança, meu lado Nerd que já cansou de ler, vibrar e sonhar com esses confrontos, falava mais alto e falou durante toda a projeção.
O filme não se preocupa com arcos dramáticos ou aprofundamento algum. É ação do começo ao fim e faz isso com competência, até porque todos os personagens já tiveram suas estórias e seus dramas contados em seus filmes solo, portanto esse projeto cumpre exatamente o seu propósito, agradando a todas as idades e a todos os gostos, dos mais críticos aos mais Nerds, ninguém tem coragem de dizer que não se divertiu assistindo Os Vingadores.  


Entre 1 e 5. Eles levam nota: 4. Ou seja, valeu muito a espera!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu apenas de mencionar o X-Men: First Class quando cita os filmes bons de heróis, mas muito bom o post.

    ResponderExcluir