terça-feira, 29 de maio de 2012

MIB 3 e as viagens no tempo


Assistindo ao competente Homens de Preto 3, tomei coragem para dizer o que já pensava faz tempo. Todo mundo precisa assistir a todos os filmes que tenham viagem no tempo como tema.

O primeiro Homens de preto, nos apresenta um mundo completamente diferente. Uma temática que desfrutava do frescor de tudo que era inovador. Personagens carismáticos, diálogos afiados, bom humor e ação na medida certa. E claro, terno preto com óculos escuro. Muito estilo.

O segundo longa é para esquecer. Nada funcionou como no primeiro. Piadas desgastadas, aquele mundo que já não era mais novo para o espectador. Fracasso de bilheteria e crítica.

Por isso, é perfeitamente normal ir ao cinema com desconfiança. Porém, assistir ao terceiro capítulo da franquia foi uma experiência agradável e surpreendente.

Agradável, porque o diretor Barry Sonnenfeld, entendeu exatamente o que aconteceu de errado no segundo longa e tenta recuperar com segurança (as vezes até demais), todo o frescor do primeiro. O resultado é um filme mediano, morrendo de medo de ousar e pecar pelo excesso. Mas isso dá para superar.

O surpreendente fica por conta de três fatores. O primeiro, a atuação impecável de Josh Brolin interpretando o jovem agente K. O segundo fator é o roteiro escrito a quatro mãos por Etan Cohen, David Koepp, Jeff Nathanson e Michael Soccio (roteiros a quatro mãos não costumam dar muito certo) que introduziram um personagem interessantíssimo, que consegue vislumbrar as múltiplas realidades nos múltiplos universos paralelos. Contendo, inclusive, o conceito do caos. (este mais sutil, porém para quem conhece a teoria fica fácil reconhecê-la quando há uma referência). O terceiro fator é o final do filme. Desse não dá para falar nada pois é spoiler puro, mas o roteiro usa uma sacada super legal, que só o tema viagem no tempo poderia proporcionar, para presentear o espectador com um final que ninguém esperava.

E esse é o gancho para eu voltar a dizer: Todo mundo precisa assistir a todos os filmes que tenham viagem no tempo como tema. Ou qualquer referência ao tempo como fator relevante para o desenrolar da trama.
Quem não gosta de uma grande aventura com várias reviravoltas e finais surpreendentes? Pois é quase impossível, para um filme com esse tema, não conter estas características. Ai vai uma listinha básica dos filmes que eu já vi. Todos ótimos.

Trilogia – De volta para o futuro
Donnie Darko
O Efeito Borboleta
Primer
Em algum lugar do passado
A Casa do Lago
Alta frequência
Feitiço do tempo
A Máquina do tempo
O Homem do futuro
Trilogia – O Exterminador do futuro
Os 12 macacos
Jumanji
Star Gate
Perdidos no espaço
Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Antes que termine o dia
Um homem de família
O som do trovão
Click
Déjà vu
O vidente
O reino proibido
Te amarei para sempre
Star Trek
Contra o tempo
Meia-noite em Paris

Essa é a lista de filmes que consegui lembrar de ter assistido. Fazendo uma pesquisa descobri um blog que catalogou 122 filmes do gênero. Vale a pena conferir todos eles. Mesmo quando o filme não é bom o tema salva alguma coisa. Fora o fato que estes filmes despertam sutilmente no espectador, o desejo de estudar e pesquisar sobre matérias e assuntos que você nunca imaginou procurar por conta própria, como Física Quântica, Filosofia e História. É por isso que cinema é cultura. É por isso que a cultura é a cura.


 http://bttfpt.blogspot.com.br/2011/11/lista-de-filmes-com-viagens-no-tempo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário