quinta-feira, 8 de março de 2012

“Viver é um desastre que sucede a alguns”

"Recanto" um chute no saco.

Em março de 2012 começa a turnê de um dos discos mais perturbadores do cancioneiro tupiniquim. O titulo deste post é a primeira frase do carro chefe do novo disco de Gal Costa. Se a musica de trabalho começa desse jeito, imagine o resto do repertório. É um soco no estômago. E isso é muito bom.
Indo completamente na contramão do cenário musical atual, Gal e Caetano (autor das musicas) demonstram extrema coragem ao lançarem o disco mais Cult da atualidade desde Rogério Skylab. Todas as faixas são regidas por batidas eletrônicas (exceto uma) que ressaltam ainda mais o tom melancólico, cinza e sem esperança que abraça o ouvinte durante sua execução. Este disco é para os fortes (se bem que os fracos estão ouvindo Michel Teló, então tudo bem). Se você já assistiu (e sobreviveu) aos filmes de Lars Von Trier e David Lynch, então pode ouvir tranqüilo.
Talvez este não se torne o seu disco de cabeceira, o mais importante a destacar é a coragem de Caetano e Gal, voltando a mostrar aquela rebeldia dos “Anos Dourados”, sendo artista, sendo surreal, visceral, como os verdadeiros fãs da dupla (principalmente Caetano) apaixonaram-se pelas poesias de amor e dor. Há tempos, Veloso só vive à luz de Tieta e por ultimo estava “shimbaleando” com Maria Gadú.

“Recanto” entra para a seleta lista de obras que inspiram artistas, que desliga o botão do automático e nos faz olhar para a vida que estamos levando. Mesmo não se tornando seu disco de cabeceira.     

2 comentários: