segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A cultura é a cura indica: A escada para Booker T. Washington

The Ladder for Booker T. Washington.

Martyn Puryear é um artista que trabalha sempre com esculturas metafóricas, que sempre ampliam o sentido de suas obras à além do que se vê. A Escada de Puryear reflete técnicas de artesanato, que ele aperfeiçoou enquanto estudava na África Ocidental e na Escandinávia e o nome da peça é uma homenagem a um grande líder da luta pelos direitos iguais e contra o racismo nos Estados Unidos (Washington). Sua biografia (Up from slavery – A partir da escravidão) foi grande fonte de inspiração para Martyn Puryear.
A intenção do artista é retratar o árduo caminho de libertação da escravidão. Uma escada que não toca o chão, com caminhos sinuosos, tortuosos e que não alcança o topo. Refletindo também, a difícil luta contra o preconceito, que parece nunca acabar.
Tenho o privilégio de ter uma foto da obra de Puryear na minha sala de aula (no curso de idiomas onde leciono) e desde então é uma de minhas obras favoritas. Inspira-me todos os dias e conduz a minha própria interpretação. Essa é a escada da vida de todos nós. Não podemos mudar o passado e não podemos prever o futuro, o que resta é o meio. Sinuoso, tortuoso, mas para cima. Sabemos que existe um topo, mas não podemos vê-lo; E quem o alcança, não desce para contar como é. O crítico Michael Brenson declarou, “Puryear tem a habilidade de fazer uma escultura que é conhecida pelo corpo, antes de ser articulada pela mente”.

Um comentário:

  1. e na minha sala tem um poster do AFS...hehehheeh

    brincadeiras de lado...o mais legal é ver que não há alternativa a não ser subir...o fim da linha é a escada...eu vejo muita gente procurando a chamada "estabilidade", em todos os sentidos (financeira, emocional...)eu também já tive essa ilusão, mas a verdade é que não há como ficar parado, estabilizado...

    ResponderExcluir