quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rock n' Rio 2011



”POR UM MUNDO MELHOR”
Este foi o slogan criado para os primeiros festivais. Nos “idos” dos anos 80, quando o país atravessava um período de transição, havia muitas incertezas a respeito de qual seria o rumo político do Brasil. Os jovens possuíam a falsa impressão de que podiam mudar o mundo cantando rock. O fim da historia não foi bem aquele que a “geração coca-cola” imaginou. Porém os oitentistas sabem como é cantar uma ideologia. Pode parecer old-fashion e moralista, contudo, consciência política era algo que aquela geração tinha. Mas e hoje? O quê os jovens que vão assistir Kate Perry, Claudia Leite e Rihanna gostariam de mudar no Brasil de hoje?
Quem foi ao Rock n’ Rio 2011, viu um festival muito bem estruturado e organizado (pelo menos assim foi o dia 24) é difícil não se emocionar ao ver-se fazendo parte de algo tão grandioso. Mas, quando os holofotes se apagam e que cai a ficha; considerando a idéia de um mundo melhor, qual foi à mensagem deixada por este festival? Além de curtir o show da sua banda favorita, o quê ficou para você? 
Os festivais de rock (todos) nasceram com o objetivo de protestar sobre algo e discutir questões políticas, sociais, ambientais, culturais, educacionais. O único momento político do evento de 2011 aconteceu quando Dinho Ouro Preto (vocalista do Capital Inicial e oitentista) disse que nada mudou, portanto “nunca confie em um político, seja ele qual ou quem for”, em um claro desabafo de quem já pensou em mudar o mundo cantando rock.
A “Geração coca-cola”, o rock, os oitentistas, todos, vencidos pelo capitalismo selvagem do homem cada vez mais primata. A “Luciano Huckzação”(termo criado pelo oitentista Lobão, para dizer que atualmente as pessoas devem gostar de tudo) vem engolindo qualquer fagulha ideológica,  transformando guerreiros em populistas, Lulas em “paz e amor”.
Se voltássemos no tempo, ao primeiro Rock n’ Rio e soubéssemos que em 2011 teríamos o axé de Claudia Leite no set do evento,  talvez tivéssemos uma chance de realmente fazer um mundo melhor.

PS: Dentro do evento era possível comprar ingressos para o Rock n’ Rio 2013, ou seja, temos um pouco menos de dois anos para tentar fazermos um mundo melhor e não termos a presença de algum Mc Fulano ou de alguma mulher fruta no set.
   

Um comentário:

  1. O rock em si nunca foi visto - pelo menos aos olhos de quem realmente curte - como um evento comercial, um evento onde a grana prevalecesse. Você vê gente falando que veio de cada lugar impressionante e tenho certeza que você nem pensa na grana que o cara gastou pra ta lá, você só pensa que o cara têm muita disposição por estar lá! Você sente a diferença assistindo uma própria conversa entre duas pessoas que curtem o "som" e os demais.

    Exemplo:
    Numa conversa de pessoas que curtem o "som", eles falam assim "Eu fui no show do System of a Down no Rock in Rio e foi muito maneiro, eles tocaram Toxicity" e numa conversa entre os demais eles falam "Pô, paguei 150 reais pra ir no show de Claudinha e peguei 30 'mulé'".

    Você no show do System of a Down (tomando essa banda como exemplo porque é minha banda internacional favorita)você fala de músicas que rolaram, do evento em si, organização, se o som estava bom, se o cara cantou bem, se desafinou, enfim, várias coisas que sinceramente não parecem ser prezados em "shows comerciais". Tudo têm importância, você pode até pegar uma gatinha mas isso com certeza vêm em segundo plano! É diferente, é pra ser diferente! Não é só o som, têm muita coisa envolvida, é esperado aquele momento por muita gente, e eu não estou falando que a gente está esperando pra ver quantas vamos agarrar ou o quanto vamos beber, estamos esperando o que vai rolar em cima do palco, afinal, vamos pra assistir ao SHOW!

    o Rock in Rio é um evento pra mostrar muita coisa boa que temos aqui mesmo no Brasil, e muita coisa diferente que não conhecemos de fora. Penso que é válido rolar coisas POP's nacionais, cultura brasileira em si. Mas as vezes estrapola a coisa e quando vamos ver estamos pulando na "corda do caranguejo" e isso é simplesmente lamentável. Esse é o maior evento de música do planeta, esse é o maior evento musical do planeta e pela terceira vez, esse é o maior evento musical do planeta, respeite-o!

    ResponderExcluir